quinta-feira, 13 de maio de 2010

Cirurgia Ortognática

do Universo Beleza Feminina

O que é deformidade dentofacial?

É quando existe problemas graves de maloclusão que requerem um tratamento combinado entre a ortodontia e a cirurgia ortognática.

Quais as alterações causadas pelas deformidades dentofaciais?

As deformidades dentofaciais provocam alterações na estética facial (insatisfação pessoal, baixa auto-estima, etc), mastigação (dificuldade de mastigar alguns alimentos, problemas digestivos, cefaléia, dores na ATM, etc), respiração (respitação bucal, cansaço, etc) e fala (posicionamento errado da língua, dificuldade de pronunciar algumas palavras, etc).

Quem necessita de tratamento cirúrgico em adição à ortodontia?

São aqueles indivíduos portadores de problemas ósseos e ou dentais cuja magnitude é excessiva para a resolução apenas com tratamento ortodôntico.

O que é cirurgia ortognática?

É um procedimento cirúrgico realizado com o objetivo de reposicionar os ossos maxilares (maxila e ou mandíbula) e consequentemente a oclusão dental (encaixe dos dentes) para correção das deformidades dentofaciais.

O preparo ortodôntico anterior a cirurgia ortognática é importante ?

Sim, é muito importante para um bom resultado cirúrgico, e consequentemente funcional e estético.

Quais são os benefícios para a indicação do tratamento ortodôntico aliado a cirurgia ortognática na correção de uma deformidade dentofacial?

Quando existe uma deformidade dentofacial que impede que a ortodontia convencional consiga um resultado funcional e estético satisfatório.

Com a oclusão dental correta e harmônica, a função mastigatória fica melhorada e facilitada, e há menor probabilidade de ocorrer dores em região da ATM (articulação temporomandibular) e problemas digestivos no futuro.

Quando além do mau posicionamento dental, existe uma deformidade dentofacial subjacente, o movimento ortodôntico deve ser feito de tal maneira que será difícil manter a posição dos dentes sobre um período de tempo prolongado depois que o aparelho ortodôntico for removido, ocorrendo a recidiva (volta do posicionamento dental anterior a ortodontia).

Quando a deformidade dentofacial não é tratada através da ortodontia aliada a cirurgia ortognática, e somente com ortodontia, o posicionamento dental, a função mastigatória e a estética facial são muito prejudicados.

A colocação dos ossos maxilares (maxila e ou mandíbula) em uma posição mais apropriada, aliado a ortodontia, resulta em uma grande melhora do posicionamento dental, função mastigatória e da estética facial.

A correção do posicionamento ósseo da maxila e ou da mandíbula e dos dentes mal posicionados tem efeito benéfico na fala anormal. Nesses casos, a cirurgia ortognática necessita ser combinada com a terapia fonoaudiológica.

Pacientes que têm dor na ATM (articulação temporomandibular) e dor orofacial podem experimentar alguma melhora após a correção da posição anatômica da maxila e ou mandíbula juntamente com o tratamento ortodôntico.


Retrognatismo mandibular


Prognatismo mandibular


Retrusão maxilar


Protrusão maxilar


Sorriso gengiva lFace longa


Mordida aberta anterior

Quais as condições que podem indicar a necessidade da cirurgia ortognática?

- Dificuldade na mastigação;
- Dificuldade na deglutição;
- Desgaste excessivo dos dentes;
- Mordida aberta;
- Mordida profunda;
- Mordida cruzada;
- Aparência facial desarmônica;
- Defeitos congênitos ou sequelas de trauma na face;
- Queixo pequeno ou retraído;
- Queixo grande ou protuído;
- Queixo desviado para um dos lados;
- Mandíbula muito para frente ou projetada;
- Mandíbula muito para trás ou retruída;
- Incapacidade de fechar os lábios sem esforço muscular;
- Respiração bucal crônica;
- Dor crônica na ATM e cefaléias;
- Sindrome da apnéia obstrutiva do sono;

O que é realizado na cirurgia?

Durante a cirurgia, realiza-se o devido reposicionamento dos ossos maxilares (maxila e ou mandíbula), que são fixados com mini-placas e pequenos parafusos de titânio ou absorvíveis, permitindo ao paciente sair com a boca desamarrada da cirurgia. Em apenas algumas horas é realizada a correção da deformidade dentofacial.

Vou ficar com cicatrizes no rosto?

Não. A cirurgia ortognática é totalmente realizada por dentro da boca, sem a existência de cicatrizes na pele.

Onde a cirurgia ortognática é realizada?

A cirurgia ortognática é realizada em centro cirúrgico hospitalar, sob anestesia geral.

Serviço:
Dr. Luis Pagotto
Av. Vereador José Diniz, 3.651 – Cjs. 31 e 32
Campo Belo - São Paulo - SP
CEP: 04603-003
Tel. 55 (11) 5093-9802

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Blogger news

Blogroll

About