
Já alguma vez se questionou porque razão a sua pele fica bronzeada quando se expõe ao sol?
Pois trata-se de um simples, mas espantoso, mecanismo de defesa natural.
A pele aciona uma fotoproteção que se caracteriza pelo espessamento da camada córnea (criando uma barreira física que limita a passagem dos raios) e pelo bronzeamento que é o resultado da formação de melanina (melanogénese) nos melanócitos e a sua difusão por toda a epiderme (a melanina migra da membrana basal da epiderme até à superfície).
Estes mecanismos aplicam apenas às peles que sintetizam a melanina e que bronzeiam, pelo menos, ligeiramente.
A pele possui um mecanismo de defesa natural, mas quando é que este se torna insuficiente?
A fotoproteção natural da pele não é suficiente para nos proteger já que não é instantânea e, em relação ao sol, não somos todos iguais. A proteção realizada pelo bronzeamento demora entre 48 a 72 horas a ter lugar, sendo o espessamento da camada córnea um processo ainda mais demorado.
É, portanto, necessário proteger a pele com produtos solares eficazes e adaptados ao fototipo, à sensibilidade cutânea, ao grau de exposição. Devem filtrar tão bem os raios UVB como os UVA que são responsáveis, respectivamente, pelos golpes de sol e o fotoenvelhecimento.
Os dois geram radicais livres e a acção de um potencia a acção do outro, aumentando ambos o risco de cancro da pele.
Em que casos é a acção dos raios solares particularmente perigosa?
Em pessoas que não conseguem bronzear, bronzeiam-se muito pouco (fototipos baixos) ou têm pele sensível e nas crianças. Nestes casos deve reforçar-se a proteção solar de largo espectro com roupas, chapéus e óculos de sol de qualidade, e até mesmo evitar a exposição solar.
Os fototipos baixos têm melanócitos que produzem melanina menos protectora do que a dos fototipos elevados. Já os melanócitos das crianças são imaturos e não asseguram uma protecção suficiente.
Dica
Aplique o protetor solar pelo menos meia hora antes da exposição, volte a fazê-lo a cada duas horas e após cada banho ou atividade física intensa e proteja do sol ou calor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário